terça-feira, 21 de janeiro de 2020

ONG AMIGOS DO ARAGUAIA


A Associação Amigos do Araguaia é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, fundada no ano de 2001, com sede em Colinas do Tocantins - TO, composta de profissionais liberais, Funcionários Públicos, Engenheiros, Medidos, Odontólogos, empresários do ramo de Caça e Pesca dentre outros, com a finalidade de conscientizar os usuários e ribeirinhos, sobre o uso racional, preservando os mananciais hídricos que compõem a Bacia Araguaia-Tocantins.
A realização de um passeio desta envergadura, visando tão somente à manutenção de um dos principais patrimônios naturais do País, se faz necessário diante de tamanha degradação do meio ambiente, tornando desequilibrado todo um ecossistema que compõe a cadeia alimentícia e produtiva da Bacia Araguaia – Tocantins.

Todos os esforços somados ainda são poucos, para mais esta árdua jornada, e, a possibilidade de se fazer parcerias que têm a mesma consciência, torna mais instigante a conquista de cada um dos objetivos propostos.

Apesar de todos os esforços decorrentes de ações nobres, para formar consciência ecológica e crítica capaz de fazer o cidadão repensar e promover as mudanças numa sociedade empobrecida de valores sociais e os minguados que ainda existem estão sendo dilapidados. A realização do 15º Passeio Ecológico Os Amigos do Araguaia, unindo os esforços dos parceiros e participante é uma oportunidade ímpar para promovermos discussão para a preservação que deve ser um valor intrínseco e não extrínseco do homem.

Na realização dos passeios foram realizadas cerca inúmeras palestras sobre os temas: mais variados como meio ambiente, uso equilibrado das praias, degradação do meio ambiente, medicina familiar e piscicultura, como também o plantio de cerca de 33.000 (trinta e três) mil mudas de árvores de espécies como o Jatobá, Ipê amarelo, Pau Brasil, Mogno, Ingá entre outras.
.
O Rio Araguaia é um dos maiores Rios que compõem a Bacia Amazônica. Sua fauna já possui uma série de espécies em extinção. O Pirarucu, Pirosca, Pintado, Cachara, piapara, matrinxã são apenas alguns exemplos difíceis de serem vistos atualmente e a necessidade de se realizar um trabalho educativo visando manutenção desta exuberante fonte de vida foi e continuará sendo uma das missões que ONG Os Amigos tem pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário